Gestão técnica e empresarial certa possibilita melhores resultados

O sucesso de um negócio depende de vários fatores, desde seu planejamento inicial e implementação até a gestão adequada de seus objetivos, controles, metas, equipes, resultados e processos, entre muitos outros pontos.

A gestão técnica e empresarial do negócio, bem definida e implementada, permite obter os melhores resultados para a empresa, sendo que existem 4 pilares estratégicos para uma empresa saudável: pessoas, finanças, vendas e operação.

Na gestão de pessoas é essencial estabelecer a organização adequada de departamentos, funções, responsabilidades, treinamentos e análise de desempenho, iniciando no recrutamento e seleção de pessoal e resultando no clima organizacional da empresa.

A saúde do negócio depende da gestão financeira, que se bem implementada, considera sua situação financeira através dos relatórios gerenciais, incluindo análise de custos, formação de preços, planejamento e planos de ação, considerando todos processos financeiros de forma a reduzir custos e maximizar lucros.

Qualquer negócio depende de suas vendas, mas é melhor vender com qualidade, ou seja, para os clientes certos e, para atingir este objetivo, é fundamental uma estratégia de marketing bem definida e executada, com missão, visão e valores verdadeiros, análise de mercado confiável e público alvo certo, de forma a promover o crescimento sustentável da marca e do negócio.

Finalmente, a gestão operacional do negócio, tão importante quanto as demais, com metas e indicadores coerentes e assertivos, em todas as suas atividades, permitem atingir resultados melhores, com baixo custo e alta performance, evitando retrabalhos, prejuízos e problemas comerciais.

Dentro deste contexto, no ramo de guindastes, destacam-se 2 atividades por sua característica extremamente técnica: manutenção e operação, que muitas vezes são vistas como fontes de prejuízos e problemas, mas que na realidade, são decisivas para o sucesso do negócio.

A manutenção correta dos equipamentos é fundamental para uma boa performance em campo, garantindo a satisfação do cliente e minimizando riscos de panes e quebras imprevistas, que podem causar prejuízos enormes para o negócio, sejam pessoais, financeiros e/ou comerciais.

Um pequeno detalhe, como a aplicação de um procedimento técnico incorreto ou de um lubrificante de baixa performance, podem mudar completamente a realidade dos fatos, impactando no resultado final do negócio e da empresa.

As operações em campo, por mais bem planejadas que sejam, devem considerar os desafios que normalmente surgem durante sua execução, permitindo comprovar a capacidade técnica da empresa perante o cliente, fidelizando e gerando um “boca a boca” positivo, impulsionando o negócio adiante.

É possível, por exemplo, agregar grande valor à operação, através de práticas simples de baixo custo, como uma rápida pesquisa de satisfação, sugestões de melhoria e prospecções de outros negócios junto ao cliente e seus parceiros, basicamente com conversas que estimulem este raciocínio durante os processos.

Para o sucesso destas atividades, estes 4 pilares estratégicos – gestão de pessoas, finanças, vendas e processos – são fundamentais para garantir maior  eficiência, menor custo e melhores resultados para o negócio e diferencia-lo positivamente no mercado.

Cada pequeno detalhe pode fazer toda a diferença, por isso a estratégia deve estar na direção certa.

 

Por Rodrigo Bossa – CEO CSi – Consultoria & Soluções inteligentes

Para a Revista Crane Brasil

© 2020 CSi - Consultoria & Soluções Inteligentes. Todos os direitos reservados.

Open chat
Fale Conosco pelo Whatsapp