Que ano maravilhoso foi 2023, só temos que agradecer a Deus, família, equipe, amigos e parceiros CSi. Por tudo… Muitíssimo obrigado! Que 2024 seja ainda melhor, e tem tudo para ser.
Começamos o ano fechando uma investigação de incêndio complexa, ainda de 2022, o incêndio praticamente não deixou rastros, mas um detalhe que não passou despercebido pelo olhar atento da CSi, permitiu desvendar sua origem e concluir mais uma investigação com assertividade.
Havia uma grande atividade já programada para o início de 2023, montagem e entrega técnica de um grande guindaste de 500 ton, no entanto, um acidente grave, infelizmente fatal, numa grande siderúrgica internacional, teve que ser priorizado. Uma grande perda, de um profissional muito experiente, que deixou lições importantes para um de nossos principais objetivos: zelar pela segurança e pela vida dos profissionais de movimentação de cargas.
A entrega técnica do guindaste de 500 ton foi então realizada e concluída com sucesso, equipe comprometida, experiente, o equipamento apresentou alguns “desafios” que foram superados com sucesso, mais uma missão cumprida com sucesso pela CSi numa grande obra de celulose no centro-oeste brasileiro.
Logo surgiu uma inspeção técnica para avaliação de compra de um guindaste na mesma região, um equipamento muito bonito por fora, com pintura recente, mas os testes realizados no guindaste mostraram que havia vários problemas importantes ocultos: transmissão, componentes hidráulicos e até pequenos sinais na lança que mostraram que o equipamento já havia sido acidentado, o que indicou que não seria uma boa compra.
A CSi foi contratada para investigar um acidente de tombamento de um grande guindaste num parque eólico no sul da Bahia, situação complexa, muitas empresas grandes envolvidas, área bem descaracterizada, provas importantes foram coletadas para elaboração do nosso laudo técnico conclusivo e inquestionável.
Várias homologações de empresas fornecedoras de guindastes foram realizadas no ano de 2023, algumas empresas foram aprovadas, outras reprovadas, com base na metodologia desenvolvida pela CSi para uma grande empresa usuária de guindastes, com objetivo de garantir máxima segurança operacional, o que de fato tem ocorrido, desde 2022. Zero acidentes desde então.
Em função de uma demanda anterior, fomos contratados para um treinamento técnico, tipo workshop, com a elite dos profissionais de seguros de guindastes no Brasil. Oportunidade única de realizar networking sólido, construtivo e duradouro, conforme nossa filosofia de trabalho.
Uma demanda importante, confidencial, foi direcionada à CSi, questão técnica de alta complexidade, que foi desvendada com perícia e estratégia, um fato muito importante, obtido durante uma pesquisa técnica, aplicada com estratégia, definiu a questão a favor do nosso cliente.
Surgiu mais um rolamento de giro a substituir, de um grande guindaste, treliçado, extremamente técnico. Com inteligência e know how de mais de 25 anos, elaboramos uma solução diferenciada que implicou na redução de custos ao nosso cliente, eliminando concorrentes importantes, inclusive o próprio fabricante do equipamento. Estes serviços foram realizados em nossas instalações, inclusive o cliente optou por realizar uma reforma quase completa no equipamento, incluindo pintura e motor Diesel.
De repente, fomos acionados para uma demanda emergencial de um cliente importante, certificar 2 vigas pórtico de alta capacidade de carga, recém-fabricadas, incluindo o desafio de aplicar 560 ton de carga nas vigas, em apenas 2 dias úteis. Depois de muitos contatos realizados, conseguimos concluir a missão, com apoio total de nossos parceiros. O cliente ficou tão satisfeito, que logo após a entrega da certificação das vigas, solicitou que o pórtico, com capacidade máxima de 1.000 ton, fosse inspecionado e certificado por completo. Sem tomar fôlego, partimos imediatamente para a nova missão, mais uma vez emergencial.
Durante os testes surgiram alguns problemas técnicos no equipamento, solucionados com agilidade, objetividade e comprometimento, trabalhos em turnos, sincronizados, bem planejados, realizados uma equipe técnica de altíssima performance permitiram concluir as atividades sem comprometer o cronograma. Tratava-se do içamento das maiores turbinas a gás da América Latina, no projeto GNA-II. Foram 5 içamentos extremamente complexos, realizados com sucesso total, sem qualquer imprevisto, devido ao trabalho preliminar realizado pela CSi junto às empresas envolvidas.
Devido ao acidente fatal que ocorreu no início do ano, surgiu a necessidade de revisar todos os procedimentos de segurança relacionados à operação de guindastes do nosso cliente, que tem unidades por todo Brasil, inclusive no exterior. Grande desafio, do jeito que a CSi gosta, técnico, complexo e estratégico. Depois de muito trabalho árduo, em equipe, surgiu o manual de requisitos mínimos para içamento de cargas, documento que considera todos os requisitos importantes para uma operação segura com guindastes, desde seu planejamento, incluindo contratação, preparação, mobilização, execução e desmobilização, ou seja, todas as fases, do início ao fim, sem brechas. O primeiro treinamento foi realizado recentemente, quase uma centena de profissionais treinados pela CSi. As próximas turmas já estão sendo programadas.
Não poderíamos deixar de comentar sobre a operação TC-01, um grande transportador de carvão que sofreu danos estruturais gravíssimos devido a um incêndio. A estrutura, com quase 30 m de comprimento e 30 ton, suspensa e inclinada, teve que ser primeiramente escorada e depois removida por completo, numa operação técnica super complexa com vários guindastes, com capacidade de carga até 500 ton.
Um dispositivo gigante, chamado “Dispositivo C”, foi desenvolvido, projetado e construído em prazo recorde para esta operação. Todos os detalhes foram planejados e executados para que a operação fosse realizada com máxima segurança. O dispositivo pesava aproximadamente 45 ton, sua geometria considerou a deformação do transportador causada pelo calor do fogo, para que o encaixe fosse perfeito. Travas laterais e longitudinais foram especialmente projetadas e fabricadas para evitar quaisquer riscos de movimentos involuntários da grande estrutura.
Operação muito bem planejada, “estressada” como dizíamos lá, executada com precisão com 2 guindastes, um de 350 ton e outro de 500 ton de capacidade máxima, o dispositivo encaixou perfeitamente, o apoio de um drone num local de alto risco foi necessário e fundamental, as travas foram acionadas, os guindastes equilibravam quase 75 ton com tanta suavidade que os 8 cortes na estrutura não geraram um movimento ou barulho sequer, o TC-01 foi posicionado no solo após um balé no ar, como disse nosso cliente. Uma missão para ficar na história, muito orgulho de participar desta operação extremamente técnica, que ocorreu conforme planejado, sem quaisquer imprevistos.
Foram inúmeras atividades realizadas em 2023: inspeções técnicas, certificações, investigações, manutenções especiais e análises de falhas, entre muitas outras. Infelizmente não temos como comentar todas, foram realmente muitas: componentes mecânicos e hidráulicos, equipamentos, procedimentos técnicos, operações complexas, manutenções especiais, etc.
Fechamos o ano de 2023 agradecendo e celebrando nosso maior contrato até o momento, com a maior empresa de siderurgia da América Latina, 3 anos de futuros desafios garantidos, para homologação de empresas, inspeções e perícias técnicas.
Grandes projetos estão sendo planejados e realizados, alguns já estão sendo divulgados, como por exemplo a atuação forte e competente na compra e venda de grandes guindastes, com atuação no mercado mundial, sempre contando com parceiros fortes e com nosso grande diferencial, o know how CSi na inspeção técnica criteriosa de equipamentos, considerando todos os itens de segurança – estruturais, balança, computadores, sensores, etc. – e itens de confiabilidade – motores, componentes, etc.
Muito obrigado 2023, ano de grandes desafios, de conquistas históricas, de sucesso, um ano inesquecível para a CSi. Bem-vindo 2024, estamos prontos e preparados para avançarmos firmes, com seriedade, profissionalismo e experiência para continuarmos apoiando nossos parceiros, amigos e clientes nos desafios que surgirem, do jeito CSi de fazer acontecer.
#csi #csibr #cranes #crawler #zollern #mtexpo #mtexpo2024 #brasil #brazil #americalatina #latinamerica #america #usa #chile #argentina #uruguai #paraguai #tadano #terex #manitowoc #grove #liebherr #kobelco #sennenboggen #sany #xcmg #zoomlion #craneclub #bigge #cranebrasil #topcrane #industry #construction #cranecompany #rentalequipment #crane #safety #craneoperator #liftingequipment #cranelife #crane #bauma2022 #tadano #terex #grove #liebherr #tadano #kobelco #sennenboggen #sany #xcmg #zoomlion #bigge #locar #real #3z #makro #goldhofer #zf #montan #cat #mercedes #putzmeister #arcelormittal #teufelberger #cifa #palfinger #abb #bobcat #cranebrasil #topcrane #manitowoc #industry #construction #cranecompany #rentalequipment #cranes #safety #craneoperator #customerfocused #liftingequipment #project #company #rigger #boom #cranelife #service #technitian #quality #hauling #nationwide #training #business #commitement #marketing #nesscampbell #engineering #cranelife #craneclub #gerdau #arcelormittal #petrobras #csn #suzano #vale #braskem #guindastes #liebherr #tadano #terex #grove #manitowoc #kobelco #sennenboggen #sany #xcmg #zoomlion #locar #real #transpesminas #sistermi #gerdau #arcelormittal #csn #cranebrasil #topcrane #industry #construction #cranecompany #rentalequipment #cranes #safety #craneoperator #liftingequipment #rigger #cranelife #service #technician #quality #training #engineering #cranelife #craneclub #craneoperator #operadordeguindaste #2023 #2024